estética bucal

Para quem é indicada a colocação de facetas de porcelana?

As facetas de porcelana, ou lentes de contato dentárias, são mais uma das inovações estéticas da odontologia, que tem por objetivo melhorar a aparência do sorriso, deixando os dentes mais alinhados, brancos e bem ajustados. Além dos ganhos estéticos, as facetas dentárias também ajudam a minimizar os desgastes sofridos pelos dentes pelo acúmulo de placa bacteriana.

O que são facetas de porcelana?

As facetas de porcelana são lâminas finas que são colocadas sob a superfície do dente, permitindo a correção de vários problemas, como irregularidades de forma, tamanho dos dentes, restaurações antigas, alterações da cor de dentes escurecidos, desgastes pelo bruxismo e vários outros. Por cobrir o dente, elas também acabam por oferecer proteção, uma vez que este não estará mais em contato direto com os desgastes cotidianos. As facetas dentárias costumam durar entre 10 e 15 anos.

A colocação das facetas de porcelana consiste na remoção da fina camada do esmalte do dente, seguido de um molde tirado da boca, que será enviado ao laboratório. Após a retirada do esmalte, o paciente sai com facetas provisórias. Como qualquer outro procedimento, a colocação de facetas é uma técnica invasive, que pode acarretar dores nos dentes e uma grande sensibilidade por algum tempo. Por isso, é um procedimento que deve ser feito com muita técnica e cuidados.

Para quem é indicada a colocação de facetas de porcelana?

As facetas de porcelana são indicadas para pessoas que tenham dentes ligeiramente irregulares em tamanho, posicionamento, distância; que tenham dentes com manchas resistentes a tratamento de clareamento ou dentes escurecidos pelo tratamento de canal; por pessoas que tenham os dentes desgastados por bruxismo, etc. Porém, algumas ressalvas devem ser feitas: as facetas de porcelana não devem ser colocadas em dentes careados; com tártaro; bastante fragilizados, que corram o risco de se quebrarem e para pessoas que sofrem com bruxismo.

Podem ser colocadas em um dente ou em toda a arcada dentária, porém, se possível, deve-se evitar a colocação de facetas de porcelana nos dentes inferiores, pois nesses dentes elas sofrem mais riscos de racharem ou se quebrarem.

AGENDE UMA CONSULTA COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTASS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *