estética bucal

Procedimentos Odontológicos Mal Finalizados podem deixar os dentes amarelados

Todos nós queremos ter dentes branquíssimos e exibir um sorriso brilhante por aí, não é mesmo?! Porém ao contrário dessa sonhada realidade, muitos de nós temos que encarar aquele sorriso meio amarelado todos os dias no espelho.

Hoje em dia já temos acesso a inúmeros procedimentos de clareamento dental e também há diversas receitas caseiras que são bastante eficazes. Mas muitas vezes, ao iniciar uma jornada em busca de um sorriso branco e perfeito, não detectamos alguns hábitos praticados por nós que causam o amarelamento dos dentes e irão atrapalhar o processo de clareamento.

A variação de cor dos dentes pode ser decorrente de vários fatores, como por exemplo, má higiene bucal, tratamentos de canal mal finalizados, má alimentação e até mesmo fatores genéticos. Confira a seguir quais são os principais motivos que explicam o porquê seus dentes ficaram amarelos:

1. Traumas e Procedimentos Odontológicos Mal Finalizados:

Em tratamentos invasivos como o Canal, a polpa do dente é prejudicada fazendo com que o dente perca a sua vitalidade. Bem como em casos de traumas e fraturas nos dentes podem ter a mesma consequência. Para essas situações é possível realizar um clareamento interno do dente tratado, obtendo um resultado satisfatório.

Alimentos com alta concentração de corantes como vinho tinto, beterraba, café, chás, chocolate, molho de tomate e seus derivados, cenoura, açaí, refrigerantes, etc. Estes alimentos tem um grande potencial de pigmentação dos dentes e se consumidos em excesso podem acarretar um amarelamento precoce dos dentes.

2. Higiene Bucal:

Uma higienização bucal defasada facilita a formação da placa bacteriana e com o passar de algum tempo, a formação do tártaro, que são estruturas espessa que se formam sobre os dentes e possuem uma coloração amarelada. Os tártaros somente são eliminados através de uma profilaxia detal, ou seja, uma limpeza. Inclusive se você deseja investir em um procedimento de clareamento dental profissional, será necessário primeiramente realizar uma profilaxia, para que os dentes estejam completamente limpos para receber o gel clareador.

3. Tabaco:

Neste item da lista nem precisamos mencionar como o consumo de tabaco é prejudicial à sua saúde, inclusive aos seus dentes. O cigarro antecipa o aparecimento de doenças periodontais, além de deixar os dentes amarelos.

4. Alimentação:

Alimentos com alta concentração de corantes como vinho tinto, beterraba, café, chás, chocolate, molho de tomate e seus derivados, cenoura, açaí, refrigerantes, etc. Estes alimentos tem um grande potencial de pigmentação dos dentes e se consumidos em excesso podem acarretar um amarelamento precoce dos dentes.

5. Aparelhos Ortodônticos:

O aparelho fixo somente causa manchas e o amarelamento dos dentes se o paciente não tiver o cuidado necessário com a sua higiene bucal. Assista ao vídeo a seguir que demonstra porque o aparelho ortodôntico pode manchar os dentes:

6. Envelhecimento:

É um processo natural do corpo humano. E os dentes também sofrem com este fenômeno e com isso a camada entre o esmalte e a polpa se expande e a polpa do dente também vai se encolhendo com o passar do anos, diminuído a vitalidade dos dentes, logo gerando uma pigmentação amarela.

7. A Genética:

Infelizmente são características difíceis de controlar e já foi detectado que pessoas caucasianas tendem a apresentar um maior potencial para o amarelamento dos dentes. Porém algumas sessões de procedimentos de clareamento dental podem reverter essa situação.

AGENDE UMA CONSULTA COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTASS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *