Perguntas Frequentes

Saiba porquê janeiro é o melhor momento para fazer seu check-up odontológico

Todo mundo gosta de aproveitar as férias para viajar ou curtir atividades de lazer. Mas saiba que esta é também uma excelente oportunidade para cuidar da saúde bucal, fazendo um check-up odontológico.

Essa visita, que deve ser feita pelo menos uma vez por semestre, ajuda na descoberta das cáries e doenças da gengiva, prevenindo doenças mais graves. O ideal é que você dedique pelo menos um dia das suas férias para ir ao dentista. E isso vale tanto para crianças quanto para adultos

Durante o check-up, o dentista vai avaliar diversos pontos que mostram como está a saúde dos dentes. A primeira avaliação será das chamadas partes moles, que incluem a língua, bochecha, garganta e gengiva. Esta também é a oportunidade para averiguar com o paciente sobre possíveis problemas, como dor de dente ou qualquer outro sintoma recente. Se houver necessidade serão solicitadas radiografias para auxiliar no diagnóstico de problemas que não são completamente visíveis a olho nu.

Ainda nesta consulta, o dentista realiza uma limpeza, removendo o tártaro, com o objetivo de melhorar a prevenção contra enfermidades como cáries e gengivite. Aproveitamos também para orientar sobre os cuidados com a saúde bucal e a prevenção contra o aparecimento de enfermidades odontológicas.

Mas este também é o momento para realizar os tratamentos considerados mais complexos e que demandam mais tempo para a realização ou para recuperação pós-operatório, como cirurgias de extração, colocação de próteses ou implantes.

Para quem ainda pretende viajar, o ideal é que o check-up odontológico seja feito antes, como forma de prevenir qualquer problema indesejável durante as férias. “E não se esqueça de incluir na mala seus itens básicos de higiene bucal. A escova, a pasta de dente e o fio dental devem continuar na sua rotina mesmo nos dias de folga”, relembra a cirurgiã.

AGENDE UMA CONSULTA COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTASS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *